“Vá em frente na direção dos seus sonhos e viva a vida que você sempre imaginou!” A frase postada na rede social pelo casal Alessandra Doni Andrade Lavor e Marcos Lavor Medeiros Júnior, ambos de 28 anos, moradores de Araçatuba (SP), marca o início da realização de um sonho: viajar pelo mundo a bordo de um motorhome.
A primeira meta de Júnior e Alessandra é viajar pela América do Sul até chegar no Panamá. Somente nesse período, a expectativa inicial dos dois é fazer o percurso em um ano e meio, aproximadamente.
Após essa etapa, o casal vislumbra outros continentes, com o objetivo de ficar mais alguns anos na estrada. O tempo da expedição pode variar conforme for avançando pelos países. A viagem começou em dezembro do ano passado, no Mato Grosso do Sul rumo à Bolívia, onde ficaram por 15 dias.
O casal é considerado nômade digital, denominação usada no caso do viajante que trabalha na estrada, estabelecendo uma rotina de home-office. O objetivo é manter os clientes que atendiam na cidade e complementar a renda para a viagem. Alessandra é formada em publicidade e Marcos em engenharia.
Belezas e dificuldades
“Está sendo uma experiência muito diferente. Tudo é muito intenso, as coisas boas e as ruins. Dizem que depois que você fica um ano na estrada, é muito difícil voltar à rotina normal e hoje eu acredito nisso. Mas tudo o que estamos vivendo compensa as dificuldades”, diz Alessandra. “Os lugares que estamos conhecendo, as pessoas que estão cruzando o nosso caminho. Tudo marca a gente, é intenso”, complementa.
A Bolívia foi um país que trouxe desafios por conta da falta de estrutura, mas possibilitou a experiência inédita de conhecer a neve. Mesmo com tantas belezas naturais, Alessandra e Júnior destacam a estrutura ruim das estradas e a dificuldade de subir e descer as montanhas com o motorhome. “Não só isso. A parte de higiene não é muito boa. As carnes, por exemplo, não são refrigeradas no mercado, ficam expostas. Então, não dá coragem de comer”.
Na Bolívia, passaram por Sucre e Potosi, além de outros lugares, incluindo povoados, e se encantaram com o Salar de Uyuni. O local é considerado o maior e mais alto deserto de sal do mundo, a sudeste da Bolívia, próximo às Cordilheiras dos Andes. “O deserto é lindo. A gente viu muita montanha, neve. Chegamos a 4.200 metros de altitude”.
Atualmente, Júnior e Alessandra se encontram na Argentina, o segundo país visitado. Eles seguem para o centro, sentido Buenos Aires. Para acompanhar as aventuras do casal e as dicas que eles dão ao longo do caminho, é possível acessar os conteúdos disponibilizados na página do Facebook, perfil no Instagram e canal no YouTube .
Preparação
A viagem a bordo do motorhome, segundo Alessandra, é o que possibilita vivenciar tantas experiências diferentes e passar por lugares fora da rota turística. A preparação para organizar o veículo começou em 2017, quando o casal adquiriu a van com o dinheiro que guardou.
O veículo foi montado pelo próprio Marcos, que reformou a van com a ajuda de um amigo, que cedeu o espaço da residência dele e algumas ferramentas. Evitaram um gasto de aproximadamente R$ 200 mil.
O motorhome conta com cozinha, lavanderia, quarto, banheiro e um espaço para trabalho. Tudo adaptado é adaptado. A geladeira, por exemplo, é um frigobar que funciona com bateria de carro.