Há quase um ano, o sbtinterior.com contou a história de um casal de Araçatuba (SP) que estava construindo um ‘motorhome’ para viajar pelo mundo.
Como nunca contamos uma boa história pela metade, procuramos novamente o casal, e adivinha? Eles já realizaram a primeira viajem com o ‘motorhome’.
Alessandra Doni Andrade Lavor e Marcos Lavor Medeiros Junior, ambos de 28 anos, são criadores do projeto ‘Trilhando Rotas’, que tem como objetivo viajar para os mais diversos lugares do continente e até do mundo em um motorhome.
A primeira viagem do casal foi aqui no Brasil mesmo, na cidade de Bonito (MS). Em seguida, eles embarcaram para o Paraguai e Bolívia.
A aventura, é claro, apesar de prazerosa, trouxe alguns imprevistos.
Em um dos momentos mais embaraçosos da viagem, por exemplo, ambos foram obrigados a pagar propina para a polícia boliviana, na saída de Santa Cruz de La Sierra.
“Nós, assim como muitos viajantes, fomos parados em um posto policial onde eles alegaram que estavam nos aplicando uma multa. Não nos deram nenhum papel e alegaram que a multa era por transportar galões de diesel dentro do motorhome”, disse Alessandra.
A atitude dos policiais causou indignação em um boliviano, que imediatamente falou para eles gravarem a cena, dizendo que aquilo era uma vergonha para o País.
Por fim, eles acabaram precisando dar dinheiro aos policiais e registraram o caso lamentável em foto.
Ainda segundo eles, a Bolívia foi o país que mais passou insegurança e impactou devido à pobreza do local até agora.
“Pela falta de estrutura do país, eu me senti muito insegura. As estradas são bem precárias, tinha rodovias principais com estrada de terra, tem muitas montanhas, então força muito o carro. Muita pobreza, banheiros sujos. Falta muita higiene”, afirmou Alessandra.
Na Bolívia, o casal explicou que a água deve ser comprada, já a que a do país não é “bebível”. Apesar dos apuros, o casal diz que a Bolívia é um lugar lindo e que foi muito irrequecedor passar pelo país.
Mas nem tudo é sofrimento. Os dois contaram que a melhor parte das viagens são as pessoas que eles acabam conhecendo em cada cidade visitada, em cada lugar onde param o ‘motorhome’.
“Tudo é muito intenso. O que mais marca não são as viagens, são as pessoas que conhecemos”.
Agora, o casal está conhecendo alguns lugares na Argentina. Eles pretendem chegar até Ushuaia, província da Terra do Fogo. A aventura ainda deve durar muito tempo, já que o casal pretende passar cerca de quatro anos na estrada.
“Algumas pessoas dizem que Ushuaia é o fim do mundo. Esperamos encontar muitas paisagens. Lá é cheio de bosques, lagos, montanhas. Essa expêriencia de viajar está sendo incrível.”